fbpx

Configurando Servidor EC2 na Amazon Web Services

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Nesse artigo você vai aprender como começar a trabalhar com um servidor virtual (instância) na Amazon AWS. Não nos responsabilizamos pelos serviços e produtos que você provisionar na plataforma da AWS, pois boa parte deles terão custo!

Servidores EC2 na Nuvem AWS

Antes de lançar um servidor na AWS você tem que ter bem definido qual é o seu objetivo, se é apenas para fins de estudo, se vai colocar uma aplicação ou banco de dados que usa muito ou pouco processamento, são definições que podem fazer diferença no seu bolço. 

Meu objetivo nesse artigo não é implementar nada robusto, é apenas demonstrar a criação de um servidor EC2 Linux ou Windows na AWS. E espero que com isso boa parte das dúvidas que muitos tem, sejam sanadas.

Requisitos

Para que você comece a trabalhar com a AWS será necessário:

  • Conta AWS com cartão de crédito validado
  • Conhecimento básico (Windows) Se for seu objetivo
  • Conhecimento básico (Linux) Se for seu objetivo

 

Tipos de Servidores EC2

Na AWS temos servidores EC2 projetados para atender diversas demandas e tarefas que possa surgir como: Alto uso de CPU, Banco de Dados, Armazenamento, e várias outras finalidades.

Para que isso não fique tão confuso, a AWS organiza todos esses servidores em famílias. E é com base nisso que você vai escolher o tipo de servidor que irá usar.

Leia o artigo abaixo onde explico bem detalhado sobre as famílias e tipos de servidores EC2 da AWS.

Artigo: O que é Amazon EC2 ?

 

Criando Um Servidor EC2 Linux

A partir desse momento nos daremos início a configuração básica de um servidor EC2 com sistema operacional Linux na AWS.

Logado em sua console AWS clique na barra de pequisa e digite (EC2) ou clique em EC2 listado lá em baixo, assim como no print.

Após clicar em uma das opções para acessar a página do EC2, provavelmente você foi enviado para uma tela igual ao do print abaixo. Para dar início a criação do servidor basta clicar em Executar Instância.

Agora damos início ao Launch da instância EC2. Nosso primeiro objetivo é escolher o tipo de sistema operacional. Na barra de pesquisa vou digitar ” Ubuntu “ , e em seguida selecionar a versão  Ubuntu Server 20.04 e clicar em Select.

Na próxima tela você vai conseguir escolher a família de servidor que deseja trabalhar e o tipo de servidor, ou melhor dizendo, o porte do servidor. Após escolher, basta clicar em: Next: Configure Instance Details. Eu escolhi o t2.micro por ser um servidor gratuito quando estamos no primeiro ano de uso na AWS.

Na próxima tela “Configure Instance Details”, recomendo deixar padrão nesse primeiro momento. Então clique em Next: Add Storage. E agora você vai definir o tamanho do armazenamento que você quer definir para seu servidor EC2. Eu vou deixar padrão 8GB. Em seguida clico em: Next: Add Tags.

Na página de tags você pode definir tags para seu servidor, mas para não confundir sua cabeça, vamos avançar essa parte também, clicamos em: Next: Configure Security Group.

Mas nessa parte podemos usar o Default ou criar um novo Security Group. Iremos criar um Security Group específico para nosso EC2. Após configurar um nome para o SG, clique em: Review and Launch para revisar as configurações.

Após ter revisado suas configurações, se está pronto para lançar seu servidor, basta clicar em: Launch.

Nesse momento você caiu em uma tela onde precisa configurar uma chave SSH. Se você é iniciante, é bem provável que não tenha uma chave SSH configurado. Então deixe a primeira caixinha marcada como “Create a new key pair”, e defina um nome para ela. Após isso, clique em “download” e Launch Instances para criar seu servidor.

Se viu a imagem abaixo significa que seu servidor foi lançado, você pode visualizar seu servidor clicando em: View Instances. 

Agora você pode visualizar seu servidor, provavelmente nesse momento ele está sendo iniciado. Recomendo esperar pelo menos 3 minutos para ter certeza que seu servidor foi inicializado completamente.

Pronto, temos nosso EC2 funcionando perfeitamente. O que precisamos agora é saber como acessa-lo, não? Se você pretende trabalhar com Linux é de suma importância que saiba um básico sobre servidores Linux, caso contrário ficará perdido.

Recomendo realizar o curso gratuito do Prof. Kretcheu de GNU Linux no YouTube, para ter um embasamento suficiente sobre sistemas GNU Linux.

Link: Clique Aqui

Acessando EC2 Linux via SSH

Para acessar sua instância EC2 via SSH você pode fazer de duas formas:

  • Via Client, ex: Putty
  • Console Web da AWS

Para ser o mais didático possível nesse artigo iremos realizar a conexão via Console Web da AWS. Pois vai facilitar o entendimento de quem é leigo, e quem deseja conectar via Putty tem muito conteúdo de qualidade na internet ensinando a conexão SSH via Putty.

Uma vez que você está na console, clique na caixinha onde vai selecionar o servidor que você quer se conectar, em seguida clique em Conectar.

Para cada tipo de sistema operacional que você escolher, provavelmente vai ter um usuário específico. No nosso caso, escolhemos a imagem do Ubunto, recordam? O usuário padrão para conexão via SSH é o Ubuntu. Algumas imagens os usuários padrões são: ec2-user, admin, root, etc.

Para conectar basta clicar em Conectar.

Em seguida uma nova janela será aberta e você estará logado dentro do servidor via SSH. A partir desse momento poderá instalar seus aplicativos e brincar a vontade.

 

Criando Um Servidor EC2 Windows

Se você deseja criar um servidor EC2 para Windows sem muita pretensão, ou seja, apenas para conhecer e testar,  fique a vontade para pegar uma instância de baixo custo. Mas não recomendo subir um servidor windows com poucos recursos se você vai executar aplicações que exigem um pouco mais de processamento e desempenho. 

Já fiz muitas consultorias e vi servidores não aguentando a demanda pelo simples fato de terem poucos recursos de computação (CPU,RAM,Disco,Rede). Então analise bem os requisitos da sua aplicação e demanda caso vá colocar algo em prod. 

A criação de um servidor EC2 com o Windows é muito similar ao do Linux demonstrado no tópico anterior, a única diferença é na escolha do Sistema Operacional e na configuração correta do Security Group. Então vou resumir bastante os passos aqui, ok? 

Já iniciando direto na criação do EC2, digite no campo de pesquisa o sistema operacional desejado “Windows”, em seguida escolha a versão. No meu caso, escolhi o Windows Server 2019 Base. Após escolher o tipo de servidor, você já sabe os passos na escolha do tamanho do disco e rede.

Agora configuramos o Security Group. Por padrão a porta de conexão RDP está aberta para o público, você pode deixar assim por padrão. Se vai instalar alguma aplicação como o MySQL Server ou um IIS é importante que abra  as portas no security group. No exemplo do print eu abri a porta 80  e deixei liberada para o público lá no Source (Anywhere). Futuramente criarei um artigo falando de segurança em servidores na AWS.

 

Agora avance até a parte de configuração da Chave SSH. Se você importou uma chave pode utiliza-la, eu vou criar uma nova chave. Ela é de suma importância para que possamos saber a senha de administrador do nosso servidor EC2 Windows. Então crie a chave e clique em Launch para iniciar seu servidor.

A partir desse momento aguarde até 5 minutos para que seu servidor esteja pronto para uso. Servidores EC2 Windows demoram um pouco mais cara carregar, então seja um pouco paciente.

Acessando Ec2 Windows

Após ter aguardado alguns minutos, vá para a tela inicial e clique no seu servidor, selecionando-o. E em seguida clique em conectar

Em seguida clique em Cliente RDP

Faça o download do arquivo da área de trabalho remota, ele vai facilitar sua conexão. Em seguida clique também em Obter senha.

Clique em Browse para fazer o upload da chave SSH que você configurou. Após ter feito o upload clique em Descriptografar senha

E então verá a senha de administrador.

Agora você pode abrir o arquivo que você fez de conexão da area de trabalho, ele vai solicitar a senha do administrador. Basta inseri-la que a conexão vai abrir. 

 

 

Conclusão

Trabalhar com servidores EC2 seja Linux ou Windows é bem tranquilo como puderam ver. Claro, ao menos no modo default.

Para projetos mais complexos e serviços que vão entrar em produção é necessário um pouco mais de configurações, até mesmo visando segurança e performance dos seus serviços.

 

 

Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, precisa de ajuda ?