fbpx

Hospedagem Alta Disponibilidade Loja Magento Amazon AWS #Case01

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Hospedando Loja Magento na Amazon AWS

Em um determinado momento todo varejista e/ou proprietário de um e-commerce vai passar por dificuldades técnicas e ter muita insatisfação com o provedor atual. Afirmo isso com total e absoluta certeza quando vejo que o projeto não está na nuvem, e sim, em infraestrutura em Data Center hospedados sem nenhuma resiliência.

Já conheci muita gente no ramo do e-commerce, uma das chateações e também motivo da falta de sono de muitos eram a falta de velocidade aliada a quedas da loja. Uma loja muito lenta, vende pouco! Os clientes detestam lojas lentas e principalmente detestam lojas que caem e ficam indisponíveis. Tudo isso resulta em um número expressivo de dinheiro que o e-commerce deixa de faturar.

Felizmente hoje podemos utilizar os melhores serviços do mundo em nuvem, totalmente escaláveis, resilientes e com alta disponibilidade.

A Amazon AWS é a maior empresa de cloud computing do mercado, e empresas de todo porte estão operando totalmente na plataforma da AWS. E nesse artigo vamos falar exclusivamente do Magento na Amazon AWS.

AWS para Lojas Magento

Quando pensamos na AWS, nós arquitetos de cloud, já sabemos exatamente as melhores soluções e tecnologias que o provedor (AWS) tem e pode acelerar um e-commerce Magento. Vários serviços podem ser contratados na modalidade Autogerenciado, como: Banco de Dados, LoadBalancer, Redis Cache e Elasticsearch.

Todos os serviços acima são ofertados como um produto, ou seja, eliminamos toda aquela camada técnica que faz com que o serviço funcione ou não, pois será de responsabilidade da própria AWS. No entanto, esses serviços costumam ser ligeiramente mais caros, mas traz muito mais produção e rapidez.

Se você for curioso já tentou se informar sobre seu provedor atual, os serviços que eles configuraram, os tipos de servidor(es) configurados, etc. Em uma nuvem, nós descentralizamos e desacoplamos várias peças que fazem com que uma loja magento funcione. Pois a ideia é não depender de um único servidor para que temos máxima performance e disponibilidade de nosso e-commerce magento.

Atenção

A Arquitetura apresentada nesse artigo se trata de um modelo de hospedagem profissional para lojas magento que visam: Performance, Alta Disponibilidade e Resiliência.

Para lojas pequenas recém lançadas, outras soluções e abordagens são mais interessantes.

Arquitetura AWS Para Lojas Magento

Pensando nesse artigo, implementei uma arquitetura baseada na Amazon AWS mínima para que um e-commerce magento funcione em produção. Vale ressaltar que focamos sempre em: Performance, Resiliência e Alta Disponibilidade.

arquitetura magento aws case 01

Sobre a Arquitetura

A arquitetura acima é linda, não? Esse projeto está utilizando:

  • Servidores EC2 (Spot para Auto Scaling(C6g), Server fixo anual (M6gd) e Servidor para Administração (t2)
  • Elasticsearch Gerenciado
  • ElastiCache com Redis Gerenciado
  • EFS Para armazenamento do código
  • RDS/Aurora para Banco de Dados
  • Route53 para DNS
  • CLoudFront + S3 para CDN e armazenamento de imagens respectivamente.

Essa arquitetura em específico tem um custo a partir de $230 dólar mensal. Mas poderá ser um pouco mais do que isso, pois fatores como: CDN, Tráfego, Quantidade em GB de armazenamento, tudo isso influência no valor final.

Alguns serviços também estão na modalidade de reservado por 12 meses, logo, caso queira pagar sob demanda, o valor pode aumentar também.

custos arquitetura aws magento case 01

Em breve estarei gravando um vídeo explicando com mais detalhes essa arquitetura Magento na AWS.

Principais Benefícios Magento AWS

Quando você migra sua loja magento para a nuvem da AWS passa a viver uma outra realidade. A loja vai poder performar conforme sua demanda, escalando se necessário, e os anúncios do adwords a todo vapor rs.

Mas preciso deixar aqui claro as principais vantagens que você terá com foco na arquitetura que projetei.

Escalabilidade

Você já deve ter enfrentado em algum momento a necessidade de ter que escalar e o provedor não atender, pois serviços tradicionais não tem esse foco.

Praticamente todo serviço da AWS pode ser escalável, e são de extrema importância quando estamos enfrentando um número de acessos fora do normal. O AutoScaling fará toda essa gestão, identificando momentos de pico e prevenindo para que a loja não caia.

Dependendo de como o ambiente foi projetado, em um pico de alto tráfego, pode demorar entre 5 e 10 minutos para que o AutoScaling suba novas máquinas e as deixe prontas para receberem tráfego. Em alguns casos já deixamos máquinas suficientes para que a demora de 5/10 minutos não impacte muito.

Alta Disponibilidade

Temos Alta Disponibilidade quando diminuímos vários pontos críticos. Em um servidor Magento clássico, se o Nginx cair, toda a loja cai! No nosso caso, o AutoScaling irá remover a instância defeituosa e colocar uma outra automaticamente.

Serviços como Banco de Dados, CloudFront, S3, Redis, Elasticsearch, todos eles tem resiliência e disponibilidade.

Performance

A performance é um outro fator muito importante em um e-commerce Magento. Na AWS quando usamos serviços de cache como o Redis, o Aurora/RDS, o Elasticsearch e o CloudFront, estamos melhorando consideravelmente a performance de nossa loja.

Alguns serviços podemos implementa-los focando no melhor equipamento e tipo de máquina, visando mais performance do que o normal. No entanto, os custos devem ser avaliados. Pois a AWS tem equipamentos para alto processamento, imagine um e-commerce projetado em cima disso rs.

Essa arquitetura serve para mim ?

Essa é uma pergunta difícil de responder, principalmente quando não tenho acesso as suas métricas. Mas assumindo que leu todo esse artigo, analise o momento atual do seu e-commerce, e avalie se precisa de um ambiente profissional para o magento ou se precisa de algo menor que isso.

Mas pontue suas dores, seus objetivos também. Ex: Preciso de mais performance no banco, minha loja cai muito, preciso melhorar a latência, preciso aguentar mais tráfego.

Migrar sua loja Magento para a AWS será um investimento muito bom para seu negócio, pois você vai ter resultados com isso, vai poder criar campanhas e anúncios sem medo do tráfego. As taxas de conversão podem aumentar, uma vez que a loja terá também mais performance para trabalhar.

A arquitetura e preços apresentados nesse artigo atende clientes de pequeno e médio porte. E quando falo isso, digo e-commerce que tem uma taxa de 10 até 50 pedidos diário.

Conclusão: Magento AWS

Hospedar um e-commerce Magento na AWS é um desafio, mas é uma realidade para muitos lojistas atualmente. É o provedor de nuvem que mais tem serviços que podem ser usados para impulsionar um e-commerce.

Os ganhos em termos de qualidade, performance, disponibilidade e aumento das vendas é um fato! Principalmente se você está enfrentando problemas sérios de infraestrutura.

O modelo de arquitetura apresentado nesse artigo é um dos modelos que já realizamos em clientes aqui do Brasil, Argentina, Portugal e Angola.

Links:

De uma nota para esse artigo.
[Total: 11 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *