fbpx

Magento muito lento, como melhorar a velocidade e performance ?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Lentidão e Problemas de performance em Lojas Magento

O Magento é uma das plataformas para e-commerce mais robustas e completas que possamos encontrar no mercado. Aqui no Brasil empresas como Riachuelo, Evoke, Saraiva, Melissa, Samsung, Nike e outros grandes players utilizam essa plataforma.

Dica

Lojistas de todo porte podem migrar ou desenvolver seu e-commerce usando a plataforma do Magento! No entanto, devem ter um carinho especial quanto a qualidade da hospedagem. Uma vez que o Magento precisa de muitos recursos a nível de servidor para que a loja tenha um desempenho de qualidade.

Quando estamos tendo problemas com velocidade em nossa loja megento, começa surgir os problemas e isso impacta diretamente nas vendas. Muitos lojistas possuem um modelo de hospedagem que não foi otimizado e preparado para lojas magento e esse é um grande erro.

Muitos problemas clássicos em Lojas Magento como: Lentidão, problema de carregamento, demora no cadastro de produtos, loja caindo, problema no banco e outros. São causados pela má qualidade da hospedagem de sites e também pela falta de otimização seja em código seja no ambiente de hospedagem.

Felizmente existem inúmeras formas de otimizar uma loja magento, seja a nível de código, seja a nível de infraestrutura. Inclusive, pensando em lojas de pequeno porte ou até mesmo grande porte.

Nesse artigo irei falar um pouco das principais tarefas em otimização que podem ser feitas em uma loja magento, seguindo a minha experiência com a plataforma.

Otimização de Loja Magento

te apresento um checklist de tarefas que posem ser realizadas para que você consiga otimizar sua loja magento e também resolver boa parte dos problemas de performance. Caso não tenha conhecimentos básicos sobre servidores e até mesmo o código da loja, recomendo que contrate um programador que tenha experiência no código do magento e um outro profissional que tenha experiência em servidores Magento. (Estranho quem diz que é especialista nos dois).

A maioria dos ajustes técnicos que recomendo abaixo, só podem ser realizados se você tiver uma hospedagem que permita isso, caso contrário não terá como.

Requisitos Magento 2x

Antes de pensar em otimizar sua loja magento ou até mesmo realizar ajustes no servidor, a primeira coisa que deve fazer é verificar se o seu ambiente de hospedagem atual está em conformidade com a versão da sua loja magento.

Sendo assim, procure levantar todas as informações como: tipo de banco de dados que foi instalado e sua versão, versão do php que está ativo, versão do webserver, versão composer etc. Confira a tabela abaixo:

requisitos magento alexjunio 1

Otimização do Servidor Magento (VPS ou Dedicado)

O modelo e tipo de servidor para que você hospede sua loja magento é algo crucial e vai definir totalmente o quanto de performance e estabilidade a sua loja terá nesse ambiente. Sempre que estou em consultoria deixo bem claro para o cliente as vantagens e desvantagens dos provedores que ele se interessou.

Aconselho a priorizar servidores e hospedagens que possuem as seguintes características a nível de servidor:

  • Disco SSD ou Disco NVMe

Os discos SSD ou NVMe serão muito úteis para o banco de dados, quanto mais rápido for o disco, mais rápido pode ser as respostas de leitura e escrita de informações no banco de dados. Imagine uma loja com 50 mil produtos e 1 mil pessoas realizando pesquisas na loja? Ficaria muito lento se o disco fosse o tradicional HD SATA.

  • Processador

Não vou entrar no mérito de modelos de processadores e suas arquiteturas. Mas de modo geral, processadores com pelo menos 4 CPU já é um ótimo começo. O ambiente terá menos gargalos para processar todos os processos do ambiente. Principalmente em lojas de pequeno para médio porte.

  • Rede

A rede do servidor também é algo que devemos levar em consideração, e quando me refiro a rede estou falando da quantidade em MB ou GB que o servidor consegue realizar em download e upload de dados.

Imagine centenas de clientes visualizando os produtos e navegando pela loja (download), e imagine centenas de clientes fazendo checkout ou você adicionando centenas de produtos (upload). Em servidores com uma rede muito pequena, é certo que você sofrerá.

Recomendo servidores com no mínimo 100mb de download e upload. Quanto maior for a loja, quanto mais trafego tem, valores como 1GB 10GB serão os mais indicados para o seu negócio.

Mas cuidado! Servidores no brasil é um pouco mais complicado, temos uma internet ruim! 100mb podem significar menos que 60mb muitas vezes. Pesquise muito!

Otimização do PHP no Servidor

O PHP é uma peça fundamental para que nossa loja magento funcione adequadamente, o magento é um sistema denso, a execução do código exige que o PHP no servidor esteja preparado para tal. No site oficial do magento podemos ver todos os requisitos a respeito do PHP e é com base nisso que devemos ajustar nosso servidor/hospedagem.

Requisitos do PHP: https://devdocs.magento.com/guides/v2.4/install-gde/prereq/php-settings.html

Você precisa verificar e se atentar se todas as extensões PHP que o magento precisa estão devidamente instaladas no servidor (lista no link acima).

Também precisa ajustar o php.ini que é justamente nesse arquivo que podemos alterar vários parâmetros para que nossa loja possa executar o código com maior estabilidade e fluidez (não me refiro a velocidade). No arquivo php.ini você tem inúmeros parâmetros, que poderá alterar/customizar. Eu recomendo colocar a configuração abaixo, que é algo mínimo pensando em um servidor básico com (2 CPU e 4GB de RAM).

  • max_execution_time = 18000
  • max_input_time = 300
  • memory_limit = 2048M
  • precision = 14
  • output_buffering = 4096
  • zlib.output_compression = On
  • zlib.output_compression_level = -1
  • always_populate_raw_post_data = -1
  • realpath_cache_size = 10M
  • realpath_cache_ttl = 7200
  • date.timezone = America/Sao_Paulo

Para que essas configurações possam ser realizadas você terá que ser dono do servidor, caso contrário solicite a equipe de suporte do provedor que você contratou a possibilidade de ajustarem isso. Caso seu plano de hospedagem é compartilhado, é quase certeza que não farão.

Otimizando as Imagens do Magento

A otimização de imagens é algo muito importante na otimização de lojas magento, e hoje em dia em qualquer site que seja. O google avalia muito isso nos fatores de ranqueamento.

Mentalize: ” Quanto mais leve for uma imagem, mais rápida ela pode ser carregada quando um usuário acessar uma página da sua loja magento “. Muitos lojistas criam vários produtos e enviam imagens pesadas, isso quebra com a performance na abertura da página. Para a realizar a otimização das imagens você pode fazer através de algumas formas como:

  • Otimização de imagens manual

Esse é um processo manual, viável para lojas pequenas. Existe algumas ferramentas que você pode usar para otimizar as imagens antes de enviar para a sua hospedagem, como:

https://ezgif.com

https://tinypng.com/

https://compresspng.com/

  • Otimização via CDN

Esse é um modelo bem interessante, no entanto exige um certo nível de conhecimento técnico. CDN como CloudFlare, AWS CloudFront, Google Cloud CDN e outros, podem deixar tudo isso automatizado.

Quando usamos um CDN corretamente, o serviço do CDN é quem irá servir as imagens para o cliente. Desse modo, eles podem otimizar as imagens visando a melhor entrega desse conteúdo.

  • Otimização via Módulo

Também é possível comprar módulos que farão todo o processo de otimização das imagens que você fizer upload para sua loja magento ex:

https://www.mageplaza.com/magento-2-image-optimizer/

CDN para entrega de conteúdo

CDN normalmente é uma rede composta por milhares de servidores espalhados em diversas regiões de um pais ou até mesmo do mundo. Ele trabalha entregando conteúdo estático como: imagens, html, css e javascript. Mas se configurado e implementado corretamente!

A grande vantagem em utilizar uma CDN está no fato de que as imagens e vários elementos da sua loja magento possam ser servidos pelo CDN e não mais pelo servidor, isso faz com que o usuário tenha uma leve sensação de mais performance, em muitos casos realmente aumenta de forma significativa.

Todos esses arquivos servidos pelo CDN costumam ter uma latência bem pequena, e novamente o usuário sente a loja mais rápida na abertura de categorias, produtos etc.

Como citado anteriormente, as melhores empresas de CDN são: CloudFlare, AWS CloudFront, Google Cloud CDN, MaxCDN e outras.

Habilite o Cache do Magento

Se você utiliza o Magento sabe que pode habilitar ou desabilitar o cache de pagina diretamente da area administrativa da loja. Em alguns casos você deixou desabilitado e está sofrendo sem saber rs.

  • Vídeo habilitando cache Magento 1.9x
  • Vídeo habilitando cache Magento 2.0x

Otimização HTML, JavaScript e CSS do Magento

Hoje em dia é normal falarmos em otimização do html, css e javascript (Minify), principalmente quando usamos o pagespeed ou gtmetrix para verificar a performance da nossa loja magento, costumamos ver essas recomendações.

Atenção

Não realize procedimentos de alteração e otimização de código da sua loja magento sem ter feito previamente um backup de toda a sua loja. Caso não tenha domínios sobre código e servidor, contrate um profissional para realizar tais procedimentos.

Minify (basicamente) é um termo que usamos para nos referir a um processo onde removemos caracteres desnecessários no código. Quando minificamos um código, aceleramos o carregamento da página, a loja tende a ter um pouco mais de velocidade.

Alguns CDN tem ferramentas Minify para CSS,HTML e JS. No entanto, podemos fazer isso também diretamente na nossa loja magento caso você não esteja usando nenhum provedor de CDN.

  • Minify Magento 1.9x
  • Minify Magento 2.0x

Conclusão: Otimização Magento

Todo o processo de otimização de uma loja magento é delicado e envolve tanto o código da loja em si quanto a parte da infraestrutura onde a loja está sendo hospedada.

Não existe uma receita de bolo que eu possa generalizar e indicar para todos os casos, mas existem configurações e tarefas que podem acelerar qualquer projeto, como:

  • Escolher uma boa hospedagem Magento
  • Utilizar CDN
  • Manter módulos e Templetes Atualizados
  • Otimização de Imagens
  • Minificar CSS,HTML e JS

Lembre-se de realizar backups antes de realizar qualquer ação em sua loja magento! Mas sempre priorize a contratação de um bom profissional para trabalhar no seu código e um outro bom profissional para trabalhar no servidor.

Caso precise de consultoria e/ou suporte técnico entre em contato comigo.

Links úteis:

De uma nota para esse artigo.
[Total: 3 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

3 comentários em “Magento muito lento, como melhorar a velocidade e performance ?”

  1. Muito boa noite,
    ao procurar ajuda na internet, relativamente ao meu site que está muito lento deparei-me com a sua informação relativamente á plataforma magento.
    Eu tenho um site magento 2.3.4 hospedado na A2 Hosting (Turbo Boost Web Hosting) que está muito lento, e procuro ajuda de um profissional que me resolva o problema no sentido de o tornar mais rápido.
    Caso tenha interesse agradeço o seu contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *