fbpx

Hospedando WordPress no EC2 da Amazon AWS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Hospedagem WordPress AWS

Já imaginou hospedar seu WordPress na Amazon AWS ? Esse é um desafio enfrentado por pequenos e até grandes negócios que desejam migrar suas plataformas para a nuvem da AWS.

A AWS não é um provedor como a Hostgator, Hostinger, Godaddy e outros. É um Cloud Provider, um provedor de soluções em nuvem! Quase todos os serviços que você for trabalhar, terá que configurar por sua própria conta e risco.

Se você não entende de nuvem e não quer correr o risco de realizar algo indevido, conheça nossas soluções para implantação de sites WordPress na AWS.

conheca nossos servicos aws banner 02

Quais os principais benefícios da AWS para WordPress ?

Como comentei acima, a AWS é o principal e maior provedor de cloud do mercado. Excelência em serviços e produtos é algo inquestionável! No entanto quais os seus principais benefícios e diferenciais em relação a um provedor de hospedagem tradicional ?

  • Disponibilidade
  • Segurança
  • Desempenho
  • Rede Incrível
  • Possibilidades de customizações e implementações ilimitadas
  • Para todo tipo e porte de projetos
  • Vasta gama de servidores e produtos em nuvem
  • Pagamento sob demanda

A AWS é maravilhosa, como puderam ver.

A AWS é para mim ?

Empresas como Netflix, Lojas Americanas e muitas outras estão na AWS. No entanto, a AWS é um provedor que pode atender todo e qualquer projeto, pois temos a nossa disposição produtos para os mais diversos portes.

Para uma análise melhor dos custos envolvidos na AWS, recomendo que procure um profissional AWS, para que realize uma cotação alinhando ao porte e necessidade do seu negócio, uma vez que na AWS não existe valor fixo!

Mas a AWS é para mim ?

Resposta: Se você pretende hospedar seu projeto no melhor provedor do mundo e esta disposto a investir por isso, então a AWS é para você!

Se você precisa de uma hospedagem barata e não preza pela qualidade ou se o seu projeto não te dá um retorno financeiro que justifique o investimento em nuvem, a AWS não é para você.

Configurando Instância EC2 na AWS para WordPress

A partir desse momento vamos começar a configurar nossa instância EC2 para hospedar nosso site WordPress. Siga todos os passos citados aqui, principalmente se você é um marinheiro de primeira viagem!

Antes de qualquer coisa, realize as atividades abaixo:

  1. Cadastre-se na AWS e confirme seu cartão de crédito
  2. Tenha acesso ao DNS do seu domínio

Também é importante que você saiba executar comandos básicos no linux, e utilizar o editor nano. Se você não sabe o básico do Linux, recomendo que assiste o curso abaixo para dominar o Linux.

Acessar Curso

Requisitos da Hospedagem

Iremos realizar a configuração de uma hospedagem de pequeno porte e mínima para hospedagem do nosso WordPress. Para realizar isso, vamos precisar de:

  • 2 CPU
  • 1 GB RAM
  • 8 GB Disco
  • 1 IPV4 Dedicado

Vamos utilizar também no Marketplace da AWS a imagem do Bitnami para WordPress, pois é uma imagem de servidor que já vamos ter pré-configurado serviços como: MySQL, Nginx e PHP. E evitaremos de realizar configurações manuais e cansativas, principalmente para você que é iniciante.

Uma instância EC2 que pode atender esse cenário é a t3.micro que pagando sob demanda terá um custo mensal de $12 dólar aproximadamente.

Configurando Servidor EC2 Bitnami

Realizar a criação do servidor EC2 na AWS é bem assustador para quem nunca mexeu na console da AWS. Felizmente tenho uma aula bem completa onde falo tudo o que você precisa para ter uma base inicial e conseguir criar seus servidores EC2 corretamente, recomendo muito que assistam.

Vamos configurar nosso servidor ? Logue na plataforma da AWS, e na barra de pesquisa digite EC2, em seguida clique na opção listada. Você vai ser direcionado para a tela de serviços do EC2.

image

Em seguida clique em Executar Instância e novamente em Executar Instância

image 1

Na próxima tela é onde vamos selecionar os serviços e ajustar a configuração correta para nosso servidor EC2. Na segunda seção da tela você define a AMI do servidor, que nada mais é do que a imagem do sistema operacional a ser escolhida.

Muitas AMI já possuem configurações pré definidas e facilita e muito nosso trabalho. Digite na barra de pesquisa por WordPress e tecle enter.

image 2

Será listado várias imagens de servidores com WordPress. A que iremos utilizar é a WordPress com Nginx da Bitnami. Clique em Select para selecionar a imagem desejada, e clique em Continue para prosseguir.

image 3

Confirme as alterações

image 4

Note que você voltou para a pagina de configuração do EC2, no entanto, a AMI já está selecionada. Agora precisamos partir para a próxima etapa que é escolher o tipo de servidor.

Por padrão ele selecionou a instância t3a.small , mas vamos selecionar a t3.micro por ser mais barata. Basta clicar na caixinha e pesquisar pelo nome da instância t3.micro, e seleciona-la.

image 6

Na próxima etapa você precisa selecionar sua chave SSH que já está configurada na AWS, ou gerar uma nova chave SSH. É com essa chave que você vai conseguir acessar o servidor via SSH.

image 7

Agora você pode deixar todas as configurações abaixo como estão, a menos que você queira aumentar o tamanho do disco e realizar configurações de rede. Eu resolvi deixar default, e criei o meu servidor clicando em Executar Instância.

image 8

A seguir volte para a tela inicial da console do EC2 e veja a instância sendo iniciada.

image 9

Pronto, nosso servidor está sendo iniciado e podemos partir para o próximo tópico.

Configurando DNS e SSL

Uma vez que o nosso servidor está sendo iniciado, já podemos apontar o domínio do nosso site WordPress para o servidor e posteriormente instalar o SSL no domínio com o Let’s Encrypt.

Acesse o provedor onde você está gerenciando o DNS do seu domínio (CloudFlare, registro.br, Godaddy, Hostgator, Route53), e crie ou atualize os registros (A) e/ou (CNAME) onde seu domínio está apontado para um IP.

No meu caso, o domínio aws.dev.br está apontado para um IP, e é esse IP que irei atualizar e inserir o IP do meu novo servidor. Já o registro www.aws.dev.br deixarei como está, pois ele é redirecionado para o domínio aws.dev.br .

image 10

Feito essa alteração, aguarde um tempo para propagação! Pode demorar minutos ou até horas para que isso seja feito. Assim que propagado você já vai poder acessar o WordPress pelo navegador, pois ele vem pré instalado.

image 12

Beleza, Alex! E as credenciais de acesso ao WordPress ? Não tenho nenhum acesso? Agora iremos acessar nosso servidor e recuperar essas informações!

Acessando o servidor e recuperando credenciais

Acesse o servidor via SSH pelo seu software preferido. O Bitnami tem um usuário default e você deve utiliza-lo na conexão, o usuário se chama bitnami

ssh -i suachave.pem [email protected]_server

Assim que logado no servidor execute o comando abaixo para exibir suas credenciais de acesso ao WordPress:

cat bitnami_credentials

E ele vai exibir para você as credenciais para acessar o administrador do WordPress.

image 13
image 14

Instalando o SSL no Domínio com Let’s Encrypt

Agora vamos instalar o SSL no nosso site WordPress com o Let’s Encrypt, pois até o momento não temos ativo! No servidor, execute todos os comandos abaixo:

sudo su root
cd /tmp
curl -Ls https://api.github.com/repos/xenolf/lego/releases/latest | grep browser_download_url | grep linux_amd64 | cut -d '"' -f 4 | wget -i -
tar -xvzf lego_v4.8.0_linux_amd64.tar.gz
sudo mkdir -p /opt/bitnami/letsencrypt
sudo mv lego /opt/bitnami/letsencrypt/lego

Vamos parar os serviços do nosso servidor momentâneamente

sudo /opt/bitnami/ctlscript.sh stop

Agora sim, executamos o comando de instalação do SSL. Execute o comando inserindo o seu e-mail e o domínio do seu site.

sudo /opt/bitnami/letsencrypt/lego --tls --email="[email protected]" --domains="aws.dev.br" --domains="www.aws.dev.br" --path="/opt/bitnami/letsencrypt" run

Assim que executar, vai ser solicitado para confirmar a instalação do SSL, digite (y) e tecle enter.

image 15

Noso certificado SSL foi emitido mas ainda precisamos configurar alguns arquivos para que o Nginx reconheça o certificado corretamente. Execute todos os comandos abaixo, e substitua os valores DOMAIN para o nome do seu certificado.

sudo mv /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.crt /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.crt.old
sudo mv /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.key /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.key.old
sudo mv /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.csr /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.csr.old
sudo ln -sf /opt/bitnami/letsencrypt/certificates/DOMAIN.key /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.key
sudo ln -sf /opt/bitnami/letsencrypt/certificates/DOMAIN.crt /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server.crt
sudo chown root:root /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server*
sudo chmod 600 /opt/bitnami/nginx/conf/bitnami/certs/server*

Muito bem, estamos quase lá! Agora vamos reiniciar o nosso bitnami.

sudo /opt/bitnami/ctlscript.sh start

Se tudo o que fizemos até o momento deu tudo certo, visite a sua página acessando seu site https://seusite e veja o resultado.

wordpress ssl post

Gerenciamento e Responsabilidades AWS

A partir deste momento você possui um servidor em cloud na AWS, o gerenciamento dele está por sua conta. É você quem deve realizar tarefas administrativas, atualizações e correções de problemas técnicos.

A AWS não tem responsabilidades no seu ambiente, exceto quando você assina algum plano de suporte. Se precisa de uma ajuda de um profissional, entre em contato conosco.

Materiais sobre AWS e WordPress

Aqui no blog já postei vários conteúdos sobre AWS, recomendo a leitura de alguns para que você se familiarize o máximo possível.

Conclusão: WordPress AWS

Nesse artigo você aprendeu a configurar uma instância EC2 usando a imagem bitnami para hospedagem de sites WordPress. Também realizamos a configuração manual do certificado SSL Let’s Encrypt.

De uma nota para esse artigo.
[Total: 7 Total: 5]

Mais conteúdos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.