fbpx

Hospedagem cPanel WHM Na Amazon [ AWS ]

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Hospedagem de Sites cPanel na Amazon AWS

Muitas agências, empresas de hosting e até mesmo projetos específicos que utilizam o cPanel para hospedagem tem pensado em migrar para a Amazon AWS. Quando pensamos nas vantagens em ter nosso projeto no maior provedor de cloud do mundo, pensamos em qualidade e máximo desempenho.

A AWS realmente pode nos oferecer tudo o que precisamos, podemos configurar nossos servidores cPanel WHM com o máximo de desempenho. Podemos escolher o tipo de hardware (RAM,CPU,Disco,Rede), e existem centenas de modelos de servidores.

E para melhorar ainda mais nossa solução de hospedagem, podemos integrar vários outros produtos da AWS ao nosso servidor cPanel como por exemplo: Backups direto para o S3 Storage, discos adicionais com EFS, CDN com CloudFront, AWS WAF para mitigar ataques web, AWS SES para envio de e-mails e muito mais.

A Amazon é a melhor empresa para hospedar sites e grandes projetos?

Se seu objetivo é realmente ter um servidor com máxima qualidade e desempenho desde o hardware como também ter uma boa rede, uma boa estrutura e principalmente pode escalar quando precisar, a AWS é uma ótima opção para seu projeto.

Quem a AWS pode atender ?

  • Agências com algum projeto grande
  • Projeto exclusivo no servidor
  • Algum app financeiro ou comercial
  • Cliente com projeto premium

Quem a AWS não pode atender ?

  • Agências que querem vender hospedagem barata
  • Vendas de hospedagem avulsas e aleatórias
  • Projetos sem planejamento
  • Hosting tradicional

Vantagens em usar o cPanel na Amazon

É difícil listar todas as vantagens que você pode ter ao migrar seu servidor cPanel para a Amazon AWS. Mas as principais vantagens que você vai passar a ter são:

  • EC2 específico para cada tipo de projeto
  • Vários Data Center ( pode transferir EC2 entre eles )
  • Endereços IP Elásticos
  • Backups Automáticos do Servidor
  • Integração com outros serviços da AWS (S3,CloudFront,Backup,EFS,WAF,etc)
  • Pagamento sob demanda
  • Pagamento Saving Plan ou Reserved ( Descontos )

Quando você tem um especialista AWS que te fornece um suporte, todas essas vantagens pode ser implementadas por ele mesmo, sem a necessidade de entrar em contato com equipe técnica da AWS.

Em um provedor tradicional, uma simples mudança de IP você precisa acionar a empresa, o que gera um desgaste e perda de tempo enorme.

Dica: Como migrar um servidor cPanel para a Amazon AWS ?

Migrar um servidor cPanel WHM para a Amazon AWS não é tão rápido, pelo menos eu não faço isso sem antes planejar e estudar a fundo a real necessidade do projeto do cliente.

Mas vamos imaginar um cenário onde um determinado cliente me procura para que seja realizado a migração. Basicamente, as etapas abaixo são as que eu realizo no projeto.

01) Entendendo a Real Necessidade do cliente

Nessa primeira etapa levantamos o máximo de informações possíveis sobre a necessidade do cliente. Tentamos entender o porte do projeto, os gargalos, as melhorias que precisam e por fim elaboramos uma arquitetura de infraestrutura personalizada em conformidade com o projeto e o budget do cliente.

02) Implementação de Servidor cPanel na AWS

Com a arquitetura da infraestrutura cPanel em mãos, realizamos o setup inicial do servidor. Essa é uma etapa rápida, mas já colocamos o ambiente para funcionar minimamente.

03) Otimização e Tunagem – Servidor cPanel WHM

Agora que temos o servidor com o setup inicial, realizamos uma série de otimizações e tunagens para que o projeto hospedado tenha o máximo de performance possível.

04) Otimização e Tunagem do MySQL no WHM

O MySQL é um dos principais gargalos em um servidor cPanel WHM. Para falar a verdade temos que otimiza-lo pelo menos a cada 02/03 meses. É chato, eu sei.

Dependendo da aplicação, se não otimizarmos o banco de dados, muitos gargalos e problemas de performance começam a surgir e não tem santo que ajude se você não cuidar do MySQL.

Em alguns casos a aplicação tem um uso intenso ao banco de dados e fica inviável manter o servidor de MySQL no mesmo servidor que o cPanel, e ai separamos cada um deles em ambientes distintos visando máxima performance e estabilidade do ambiente.

05) Otimização do PHP no cPanel WHM

Se o PHP não for otimizado, aplicações como: WordPress, Magento e outros CMS irão sofrer! Alguns nem vão carregar, pois não terão memória ou recursos dedicados suficientes para trabalhar.

Essa é uma das coisas que mais pega de surpresa quem instala o cPanel no modo default e acha que o servidor já está pronto.

07) Otimização no Apache ou LiteSpeed

Para garantir uma performance e até mesmo melhorar a quantidade de requisições que o webserver possa suportar, temos que otimizar nosso webserver. O LiteSpeed default já aumenta e melhora consideravelmente o número de conexões simultâneas, no entanto o Apache precisa de muita otimização.

08) Implementação de Serviços Adicionais

Por último realizamos o setup de softwares e soluções específicas que foram discutidas na primeira etapa na elaboração da arquitetura da infraestrutura.

Alguns dos principais softwares são:

  • LiteSpeed
  • CloudLinux
  • Imunify AV

Alguns dos principais produtos da AWS são:

  • EFS para disco adicional
  • S3 para Backups
  • CloudFront para CDN
  • AWS Backup para backups do servidor
  • AWS SES para e-mails transacionais
  • RDS ou Aurora para MySQL
  • AWS Elasticache para Cache de Objetos

09) Migração do Site ou Aplicação Para o Servidor na AWS

Por último, podemos realizar a migração do site ou aplicação para o servidor, uma vez que já foi implementado, otimizado e está pronto para uso.

Conclusão

Antes de migrar para a Amazon AWS uma série de tarefas devem ser seguidas e analisadas cuidadosamente. Seu projeto tende a ganhar muito poder de performance e qualidade técnica, principalmente se estiver disposto a realizar o investimento.

conheca nossos servicos aws banner 02
De uma nota para esse artigo.
[Total: 5 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alex Junio 2021 - Todos os Direitos Reservados // CNPJ: 35.915.227/0001-41

Alex Junio