Table of Contents
ToggleO que é o LiteSpeed Web Server ?
O LiteSpeed é um servidor web de alta performance e é baseado no famoso web server Apache/Httpd. O LiteSpeed foi projetado para ser um webserver de alto desempenho, além de ter compatibilidade completa com o Apache.
Atualmente temos visto por parte dos provedores a utilização do Litespeed em hospedagem cPanel, e outros painéis. Pois o LiteSpeed traz muitas melhorias não só para nós administradores de sistemas, mas também, para o cliente final pois também traz uma série de benefícios em performance e otimização.
Principais funcionalidades do LiteSpeed Web Server
O LiteSpeed tem inúmeras funcionalidades e características a nível de: performance, otimizações, segurança e configurações gerais.
Arquitetura orientada a eventos
O LiteSpeed utiliza uma arquitetura baseada em eventos, que é diferente das arquiteturas baseadas em processos e threads. A arquitetura baseada em eventos permite que o servidor possa gerenciar milhares de conexões simultâneas sem precisar de threads adicionais, isso resulta em menor uso de recursos (CPU, RAM), e tempo de resposta mais rápido.
O que isso quer dizer ?
Em um servidor LiteSpeed você consegue atender muito mais acessos e requisições simultâneas do que em outros servidores como o apache. E também consegue gerenciar e controlar melhor o consumo de recursos do servidor.
Funcionalidades de desempenho
Por ser um web server focado em alta performance e desempenho, o LiteSpeed foi projetado com inúmeras funcionalidades que maximizam o desempenho do servidor. Isso faz com que não só o servidor possa trabalhar melhor, como também acelera a velocidade dos sites.
Principais funcionalidades de desempenho presentes no LiteSpeed
- Arquitetura baseada em eventos
- Sistema de cache Integrado
- Suporte ao HTTP/2, QUIC, WebSockets
- LSAPI PHP
- Gerenciamento de recursos
- Gzip compression
- Suporte: PHP, Perl, Python, Java, NodeJS
Funcionalidades de segurança
O LiteSpeed também possui várias funcionalidades com foco em segurança, o que faz com que ele passe anos luz a frente de vários web servers, onde as configurações de segurança só são possíveis com módulos e ferramentas extras.
Principais funcionalidades de segurança do LiteSpeed
- Suporte a host virtual isolados
- HTTPS/ TLSv1.3 / SSL
- Proteção DDoS
- Bloqueio de IP's maliciosos
- mod_security assíncrono
- Server-Level reCAPTCHA
Opções de servidor LiteSpeed
Ao acessarmos o site oficial do LiteSpeed encontramos vários produtos como: LiteSpeed Web Server, OpenliteSpeed, LiteSpeed Web ADC e Cache Plugins.
Para o usuário leigo acaba surgindo dúvidas sobre qual produto contratar e utilizar nos seus servidores de hospedagem web.
OpenLiteSpeed
O OpenLiteSpeed é um webserver totalmente gratuito e de código aberto. O OLS é um servidor HTTP leve e de alto desempenho e é mantido pela mesma equipe que trabalha com o LiteSpeed Enterprise.
Geralmente utilizamos o OLS em pequenos projetos onde apenas um único site é configurado e mantido no servidor.
O OLS tem bastante limitação quando comparamos com o LiteSpeed Enterprise. O LiteSpeed Enterprise possui recursos avançados de otimização, cache, segurança e a capacidade de gerenciar vários sites.
Mas o OLS possui recursos mínimos e que podem atender pequenos projetos com excelência.
- Totalmente gratuito
- Fácil instalação
- Ideal para VPS com 1 website
LiteSpeed Web Server
O LiteSpeed Web Server é o servidor HTTP da LiteSpeed onde usamos em projetos de pequeno e até grande porte. Possui uma gama de recursos disponíveis e ao mesmo tempo confunde bastante o usuário leigo quanto a licença a ser contratada.
É com o LSWS que você vai desfrutar dos preciosos recursos avançados de cache, desempenho e segurança. E realmente, no dia a dia isso faz muita diferença.
É com essa versão de software que você vai desfrutar dos preciosos recursos avançados de cache, desempenho e segurança. E realmente, no dia a dia isso faz muita diferença.
Licenças e Preços LSWS
Na pagina oficial notamos que existe duas tabelas de categorias de preços disponíveis (Site Owner e Web Host).
Ao contratar uma licença você deve analisar os itens abaixo:
- Totalmente gratuito
- Fácil instalação
- Ideal para VPS com 1 website
Dica 1: Se você vai hospedar vários projetos em um servidor como o cPanel, considere utilizar as licenças Web Host, se vai hospedar apenas poucos sites e sem painel de hospedagem, considere as licenças Site Owner.
Dica 2: O limite de memória RAM que a licença trabalha irá influenciar no resultado final. Ex: Se você contratou a licença Site Owner, e seu servidor possui 16GB de RAM, o LiteSpeed vai utilizar somente 8GB e irá ignorar todo o restante. Então adquira uma licença que suporte a quantidade de memória RAM que você possui!
Dica 3: Workers são componentes do LiteSpeed que vão lidar com as requisições dos usuários. Cada Worker é responsável por um limite específico de conexões simultâneas. Logo, se seu site possui alto tráfego, ex: 10 mil conexões simultâneas, considere adquirir uma licença que tem vários workers. Se geralmente seus sites possuem pouco volume, considere licenças com o mínimo de 1 Worker.
LiteSpeed Web ADC
O LiteSpeed Web ADC é um produto corporativo, ele serve como um aplicativo de balanceador de carga HTTP de alto desempenho. Se o que era bom com o LiteSpeed Web Server, imagine com o LiteSpeed Web ADC.
O LSADC é usado por grandes projetos de alto tráfego como: e-commerce, grandes portais, escolas EAD e plataformas de streaming.
Principais Recursos
O LiteSpeed Web ADC é usado por grandes projetos de alto tráfego como: e-commerce, grandes portais, escolas EAD e plataformas de streaming.
Trabalhamos com esse produto no cenário onde precisamos configurar clusters de alta disponibilidade envolvendo 3,4,5,N servidores ao mesmo tempo.
- Clustering
- Load Balancer HTTP
- Failover IP de alta disponibilidade
- Suporte ao HTTP/2 HTTP/3, QUIC, WebSockets
- Replicação entre Data Centers
- Sistema de cache Integrado
Licenças e Preços
Por ser um produto de nível corporativo e somente usado em grandes projetos, o custo é bem diferente aos modelos anteriores.
Dica 1: Para clusters de alto tráfego e com picos de requisições imprevisíveis, lembre-se dos workers.
Dica 2: Para cada servidor de backend que você vai configurar no cluster, você deve licencia-lo caso utilize o LiteSpeed. Mas também poderá utilizar outros webservers.
Plugins LSCACHE
As versões pagas do LiteSpeed possui o cache de nível de servidor, e acredite, isso fará seu site voar. No entanto, seu aplicativo precisa aprender a conversar com o LiteSpeed para que o cacheamento seja feito de um modo inteligente. Pensando nisso, a LS liberou alguns módulos para plataformas conhecidas como:
- WordPress
- Magento 2
- Prestashop
- OpenCart
- Joomla
- Laravel
Todos os módulos são gratuitos e possuem recursos avançados de otimização de código como também de cache de dados.
Suporte Painéis de Hospedagem
O LiteSpeed está muito associado ao mundo dos painéis de hospedagem de sites, e atualmente ele oferece suporte aos principais painéis do mercado como:
- cPanel & WHM
- Plesk
- DirectAdmin
- CyberPanel
- Virtualmin
Benchmarks LiteSpeed Web Server
Para queles que adoram números e gráficos, aqui está alguns testes realizados comparando servidores web: LiteSpeed, Nginx e Apache com WordPress.
Benchmark WordPress
Fiz vários testes com implementações HTTP/2 do LiteSpeed, Nginx e Apache. Todos eles com configurações mínimas ou praticamente default, mas suficiente para que o WordPress pudesse ser instalado.
Hardware
- VPS Vultr
- 2 GB RAM
- 2 CPU
- 60 GB SSD NVMe
- 1 GB Uplink
WordPress
- WordPress
- Cache LiteSpeed LSCache
- Cache Nginx: Cache FastCGI
- Cache Apache: Cache Total W3
Servidor Web
- LiteSpeed Web Server
- Nginx Fastci Cache e PHP FPM
- Apache e PHP
Para os testes de performance utilizei o software http2benchmark.
Resultados dos testes de performance
Para cada variação de configuração de servidor, executamos o teste abaixo.
h2load -n 100000 -c 100 -t 1 -T 5 -m 10 -H 'Accept-Encoding: gzip,deflate' https://blog.alexjunio.com.br
Perguntas e Respostas sobre o LiteSpeed Web Server
Aqui vou reunir as principais perguntas que me questionam quando estou realizando algum tipo de consultoria e serviços, creio que irá ajuda-lo.
Não! Nesse artigo vimos que o LiteSpeed foi projetado para processar centenas e milhares de requisições, como também possui uma arquitetura orientada a eventos, economizando assim recursos do servidor. Já o Apache é orientado a processos, consumindo muita RAM e CPU.
Apesar do Nginx ser muito rápido, o LiteSpeed consegue ser mais rápido e entregar mais performance pelo fato de ter um cache extremamente inteligente e vários recursos nativos que o Nginx não possui.
Sim! Você vai ter um aumento significativo na velocidade do seu site Wordpress, principalmente se utilizar o plugin de cache LSCache onde poderá configurar e ajustar não só o cache, mas também otimização de página, HTML CSS JS, cache de objetos, CDN e muito mais.
Sim! Lojas Magento 2 podem ser aceleradas e ganhar muita performance em um servidor LiteSpeed. Também poderá instalar o módulo LiteMage Cache, para que o Magento 2 possa utilizar o cache inteligente.
O LiteSpeed Web Server é um produto pago, e com diversas funcionalidades extras como: gerenciamento de vários sites, anti ddos, recaptcha e outros funcionalidades que já foram discutidas ao longo deste artigo.
O OpenLiteSpeed é um web server gratuito e de código aberto, com ele podemos gerenciar pequenos sites onde a demanda e exigência é pouca.
LSAPI (LiteSpeed Server Application Programming Interface) é um conjunto de bibliotecas e aplicativos que fornecem um meio lígico para interação com o Web Server LiteSpeed.
Para aplicações PHP, o LSAPI utiliza o protocolo FastCGI para se comunicar com o servidor web, como também pode utilizar outros protocolos como: AJP e SCGI.
Não! Somente o LiteSpeed Web Server.
Resumidamente, Workers são componentes do LiteSpeed que lidam diretamente com as requisições dos clientes. Imagine um Worker como um processo que é responsável por gerenciar todas as requisições que chegam ao web server.
Cada plano no LiteSpeed possui uma quantidade de workers disponíveis, quanto mais workers, mais o seu servidor pode trabalhar com alto tráfego e atender milhares, senão, milhões de conexões HTTP.
Em um servidor cPanel WHM não! Pois o LiteSpeed vai usar o LSPHP.
Em sum servidor web simples, sim! Você pode implementar o LiteSpeed + PHP FPM. No entanto, para ter um desempenho sempre excelente utilize o LSPHP.
Vídeos Técnicos sobre o LiteSpeed
Em breve lançaremos, mas enquanto isso siga o nosso canal para ficar atento.
2 Comentários
Conteúdo maravilhoso, me ajudou entender como funciona o litespeed web server. Eu gostaria de aprender a instalar o litespeed em um servidor ubuntu sem painel é possível ?
Olá Marcos, obrigado! Sim é possível instalar. Em breve lanço um artigo sobre. Abs