fbpx

Hospedagem para Portal de Notícias no Google Cloud Platform GCP

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Google Cloud Para Portais de Notícias

O Google Cloud Platform ( GCP ), é sem sombra de dúvidas um dos melhores provedores de nuvem do mercado a nível internacional, empresas como PayPal, Natura, SBT, Magazine Luiza e tantos outras utilizam os serviços do Google Cloud.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, um cloud provider como o GCP não está restrito apenas a empresas gigantes como as que mencionei. Ele pode ser usado por empresas e projetos de todo e qualquer porte.

Nesse artigo irei falar sobre as principais vantagens do GCP para portais de notícias, e também trazer alguns cenários para hospedagem de portal de notícias no Google Cloud Platform que costumo trabalhar no dia a dia.

Como funciona o Google Cloud Para Portal de Notícias ?

Se você trabalha para um portal de notícias ou é proprietário do seu próprio portal, creio que já vivenciou ou vive com muito stress a respeito da hospedagem. A qualidade da hospedagem na maioria dos provedores acaba não colaborando para o crescimento do portal, uma vez que um portal é um tipo de site que pode ter uma quantidade imensa de tráfego e acessos mensal.

O que muitos não sabem é que em um determinado momento é preciso ter a própria estrutura de hospedagem, e não depender mais de terceiros. Quando você possui seus próprios servidores, o seu projeto irá ganhar muita performance e capacidade para receber tráfego.

Felizmente no Google Cloud temos várias soluções interessantes para hospedagem de portais de notícias. Antes de decidir migrar para o GCP é importante que entenda todas as responsabilidades e detalhes desse desafio que é manter sua própria infraestrutura.

Infraestrutura

No Google Cloud podemos realizar a contratação de máquinas virtuais para que possa ser feito a implementação de um painel de hospedagem (para blogs e portais pequenos). Para portais maiores, com alto volume de acessos, um painel de hospedagem é algo ultrapassado pois na maioria das vezes trabalhamos com mais de 02 servidores para manter o alto número de acessos e manter o desempenho do site.

A infraestrutura é projetada e configurada por um especialista google cloud que você contratar! O profissional é quem fará manutenções, monitoramento e cuidar de toda a parte técnica dos servidores.

Felizmente oferecemos esse serviço para portais de notícias, veja mais em: https://alexjunio.com.br/consultoria-hospedagem-portal-de-noticias/

Escalamento

Sabe quando bate aquele número de acessos simultâneos na casa dos milhares por conta de uma matéria que está bombando? No Google Cloud podemos implementar a infraestrutura de tal modo que ela possa ser escalável, e mais do que isso, ser inteligente.

Escalar quando houver muitos acessos e reduzir a infraestrutura quando houver poucos acessos. Isso trará uma economia muito interessante, e ao mesmo tempo um nível profissional de hospedagem muito diferenciado. Em uma hospedagem tradicional nos picos de acessos ou tudo fica lento, ou o site cai.

Alta Disponibilidade

A Alta disponibilidade é a capacidade de um serviço está 100% operante não importa o que aconteça. E isso também é possível no GCP através de um modelo de arquitetura focada em alta disponibilidade.

Nesse cenário o valor costuma ficar um pouco mais caro, mas a segurança que você ganha em termos de disponibilidade não tem preço, agrega muito valor e ajuda na reputação do seu projeto.

É válido ressaltar que não existe serviços com 100% de uptime, em algum momento algo pode ficar OFF. Facebook, Youtube, WhatsApp, Instagram e outros caem, e olha que são empresas gigantes! O que difere de uma queda e outra é o tempo que você fica OFF.

Preço

O valor que você estará investindo no Google Cloud para a hospedagem do seu portal é algo muito relativo. Serviços em nuvem geralmente são pagos sob demanda. Você paga pelo tanto que utiliza! E cada projeto tem seu porte e requisitos, logo, cada um terá um valor diferente.

O profissional GCP que te acompanhar fará a cotação dos custos para que se possa ter uma média de custo mensal. No entanto, valores de nuvem são totalmente maiores que hospedagens tradicionais, isso se dá pelo fato de que agora você é o dono da sua própria estrutura de hospedagem.

Modelos de Infraestrutura GCP Portal de Notícias

Ao longo dos anos fui me aperfeiçoando e descobrindo novas formas de trabalhar com portal de notícia no GCP. Cada projeto é um projeto, mas aqui trago dois modelos bem interessantes e que mais se adapta a maioria dos projetos que encontro nas consultorias.

Modelo de Hospedagem Para Portal WordPress Médio Porte

Considero um portal de notícias de médio porte aquele que possui aproximadamente:

  • Até 1M de visualizações mensal
  • Picos de acessos simultâneo máximo de 200/500 visitantes (nos melhores horários).
  • Possui mais de 2 pessoas trabalhando na parte da redação (acessando área administrativa)

Para um projeto que se enquadre no cenário acima, ou até mesmo um pouco mais em nível de acessos, o modelo de infraestrutura que mais implemento é exatamente como a arquitetura de hospedagem para portal de notícias da imagem abaixo:

google cloud portal noticias alexjunio 02

Detalhes Infraestrutura:

  • 4 Servidores
    • 2 Servidores para o WebServer
    • 1 Servidor para Banco de Dados
    • 1 Servidor para Cache Varnish e Redis Cache
  • AutoScaling (Escalamento dos WebServer’s)
  • CDN Google Cloud
  • Imagens Armazenadas no Cloud Storage

Nota

Todo serviço gerenciado pelo GCP são serviços que não precisamos preocupar com o servidor e infraestrutura que aquele serviço está rodando, pois é de responsabilidade dos engenheiros do Google. O CloudSQL é um exemplo, através dele podemos criar banco de dados. E não precisamos nos preocupar com o servidor que aquele serviço está rodando, pois é de responsabilidade do GCP.

No entanto costuma ser um pouco mais caro do que manter uma máquina virtual configurada do zero para um serviço como o MySQL.

Esse modelo é bem modesto, pois priorizo redução de custo ao utilizar servidores para banco de dados e cache separados. Poderia utilizar o CloudSQL e o Google Memorystore que são serviços gerenciados, no entanto o custo seria alto. Alguns clientes topam pagar pelo fato de não ter que preocupar com manutenção nesses serviços gerenciados, mesmo pagando um pouco mais.

No modelo acima, podemos implementar um ambiente totalmente otimizado focado em performance para aguentar os acessos simultâneos e ao mesmo tempo manter a disponibilidade e velocidade.

Modelo de Hospedagem Para Portal de Notícias Alto Porte

Para portais de notícias de alto porte também existem inúmeras maneiras e formas de implementar uma hospedagem que realmente atenda a demanda. Considero um projeto de grande porte aquele que:

  • Mais de 10M de visualizações mensal
  • Pico de acessos simultâneos com mais de 2 mil conexões
  • Possui equipe de redatores que acessam a parte administrativa do portal

Para projetos desse porte, uma das arquiteturas que mais utilizo para hospedagem no GCP com foco em portal de notícias é esse da imagem abaixo:

google cloud portal noticias alexjunio 01

Detalhes Infraestrutura:

  • (N) Servidores WebServer
    • 1 Servidor Varnish Cache
    • (N) Servidores WebServer
  • AutoScaling (Escalamento dos WebServer’s)
  • Balanceamento de Carga
  • CDN Google Cloud
  • Imagens Armazenadas no Cloud Storage
  • Banco de Dados CloudSQL Gerenciado
  • Memorystore para Cache de Objetos

O modelo de arquitetura acima é totalmente focado em alta performance para centenas de milhares de acessos e Alta Disponibilidade. Com facilidade é possível aguentar um alto volume de acessos e manter ao mesmo tempo qualidade de velocidade para quem acessa o portal de notícias e também para o pessoal da redação na criação das matérias.

O uso de serviços gerenciados como Memorystore e CloudSQL servirá para incrementar com boa resiliência no alto volume de acessos.

Conclusão

Para solucionar problemas de quedas e lentidão usando a plataforma do Google Cloud para hospedar seu portal de notícias uma dessas duas arquiteturas vai te ajudar. Não recomendo trabalhar em um provedor como esse usando arquiteturas sem nenhuma performance, pois você não veria resultados. Os modelos que propus, são modelos que realmente podem atender projetos sérios.

O Google Cloud é um bom provedor, possui um uptime muito bom! Mas fique atento, não importa termos a melhor estrutura se o seu portal tiver um código ruim, sem manutenções, sem cuidado. Pois ele pode estar na melhor estrutura do mundo, ainda assim iria ser lento. Então cuide também da parte do código do seu projeto.

Links Importantes:

De uma nota para esse artigo.
[Total: 2 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

1 comentário em “Hospedagem para Portal de Notícias no Google Cloud Platform GCP”

  1. Sou dev de um portal local que recebe cerca de 1 milhão de visitantes mensal, nos últimos meses tem caído muito. Migrar para o google cloud seria uma boa opção mesmo? E tem uma média de custos ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alex Junio 2021 - Todos os Direitos Reservados // CNPJ: 35.915.227/0001-41

Alex Junio