fbpx

Hospedagem de Lojas Magento na DigitalOcean #Case01

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Hospedagem de Lojas Magento em Cloud

Escolher um provedor para hospedagem de lojas magento é algo bem desafiador, nem sempre o maior e mais potente servidor vai trazer para você: estabilidade, segurança e alta disponibilidade. Costumo deixar claro que cada loja magento tem seus requisitos e é em cima disso que temos que trabalhar, conforme a demanda do projeto.

A partir de um determinado momento o lojista entende que não pode mais ter um e-commerce lento, entende que não pode ficar caindo toda hora, pois isso impacta diretamente nas vendas. 

Nesse artigo irei explicar um case de hospedagem magento profissional, que utilizei e utilizo em diversas consultorias quando se trata do provedor DigitalOcean.

Digitalocean para Lojas Magento

A DigitalOcean é um Cloud Provider conhecido a nível mundial, possuem data center em várias regiões do globo e uma gama bem interessante de soluções em sua plataforma. E isso acaba facilitando nossa vida, pois podemos implementar soluções mais robustas em cima da plataforma. 

Arquitetura Servidores DigitalOcean Lojas Magento

Lojas virtuais desenvolvidas na plataforma Magento costumam ser bem densas e pesadas. E é ai que surgem requisitos mínimos a nível de infraestrutura para que o magento trabalhe bem. 

Quando temos uma loja em produção a história é outra, principalmente quando você está começando a ter público ou já tem um público fixo. E é ai que começamos a criar modelos de arquiteturas para hospedagem magento. 

Sempre arquiteto modelos que possam ser escaláveis, desse modo consigo elaborar um modelo profissional que atende do pequeno ao grande lojista. Esse modelo é um dos vários modelos que podem ser implementados, confira abaixo:

Modelo Hospedagem Magento em Alta Disponibilidade (HA) na DigitalOcean.

arquitetura hospedagem magento digitalocean case01

 

Explicação Arquitetura

 

Servidores

A arquitetura foi projetada inicialmente para operar com 03 Servidores Droplets com recursos de hardware a partir de: 4GB RAM e 2CPU.  Quando trabalhamos com servidores em cluster aumentamos a capacidade que a loja tem de suportar acessos simultâneos sem que exista uma lentidão exagerada. Também fica muito fácil escalar o ambiente em black friday ou datas especiais. 

Stack Magento

A Stack de softwares para essa arquitetura é baseada em: Nginx, PHP e PHP-FPM, Redis Cache, Elasticsearch e GlusterFS. Para o bom funcionamento, todos esses softwares devem ser otimizados pensando em Magento.

Cluster Banco de Dados

O banco de dados não é centralizado, é um modelo em HA, ou seja, um cluster de banco de dados. Mas também é possível utilizar o serviço de banco de dados gerenciado da DigitalOcean visando diminuir a carga de processamento dos servidores.

Balanceador de Carga e DNS

O DNS do domínio pode ser gerenciado pelo próprio serviço de DNS da DigitalOcean ou algum outro provedor que você se interessar como: CloudFlare, Route53 etc. 

O balanceador de carga é um serviço extra, mas tem como objetivo distribuir os acessos dos clientes entre o “parque” de servidores que você tem. Em outras palavras, ele é o gestor dos acessos, encaminhando os acessos entre os servidores que você tiver implantado. 

 

Principais Benefícios

Quando trabalhamos com uma arquitetura como a citada acima, ganhamos uma série de vantagens que você precisa conhecer.

Alta Disponibilidade

Quando temos servidores em cluster e principalmente em várias zonas de disponibilidade (regiões), aumentamos a disponibilidade do e-commerce magento.

Imagine o cenário onde você tem servidores em 03 regiões (região X, região Y, região W), e em um determinado dia a região X ficou indisponível! Sua loja vai ser prejudicada? Não!

As regiões Y e W continuam operante, e os usuários nem percebem que você teve uma queda na região X. Quanto mais expandirmos o cluster em regiões, mais disponibilidade ganhamos.

Resiliência

A resiliência está bem atrelada a alta disponibilidade, pois quando temos alta disponibilidade tendemos a ter uma hospedagem mais resiliente, com os pontos de falhas bem menos do que um modelo tradicional de hospedagem de lojas. Pois ramificamos os serviços da hospedagem em vários servidores e regiões.

Escalável

Nesse modelo de hospedagem magento podemos padronizar a configuração e criação dos servidores. Ainda não uma opção de AutoScaling como na Amazon AWS e Google Cloud, no entanto, podemos escalar manualmente conforme notamos que a infraestrutura precisa de mais recursos.

Por um lado isso não é ruim, uma vez que você tem o controle dos custos da infraestrutura. Já no AutoScaling dependendo da forma que for implementado, poderá ter alguns sustos na conta.

Mas caso queira implementar AutoScaling na DigitalOcean e colocar no modo automático, você vai precisar de um programador experiente para trabalhar com automações envolvendo a API da DigitalOcean, e ai sim, será possível colocar um sistema de AutoScaling para lojas magento.

 

Essa arquitetura serve para mim ?

Sem sobra de dúvidas! Uma vez que projetei inicialmente para operar com poucos serviços, mas ainda assim, tendo um mínimo para ter uma infraestrutura profissional!

Claro que dá para reduzir a quantidade de servidores e também o porte dos servidores, mas não garanto a você que vai existir uma certa performance e qualidade ao usuário final.

Custos na DigitalOcean

Partindo do cenário onde a arquitetura base precisa de:

  • 03 Droplets 4GB RAM e 2CPU
  • 1 Load Balancer

Esse modelo custará mensalmente cerca de $90 dólar mensal. Mas tudo depende dos modelos de servidores e suas respectivas classes!

Conclusão: Magento DigitalOcean

Nesse artigo abordamos um case de um dos modelos de hospedagem para lojas magento que executo no dia a dia. É de suma importância que você como lojista entenda que existem meios e formas profissionais para hospedagem de e-commerce, e isso vai agregar muito valor em sua loja. 

Hoje estamos vivendo uma nova época onde muitas tecnologias estão ficando ultrapassadas, e você como lojista deve ficar atento as novas arquiteturas e formas de hospedar projetos de um modo profissional. 

🚀 Consultoria Hospedagem Ecommerce: https://alexjunio.com.br/consultoria-hospedagem-loja-virtual/

De uma nota para esse artigo.
[Total: 1 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *