fbpx

Hospedagem para Portal de Notícias na Amazon AWS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

Hospedagem para Portais de Notícias AWS

Ao longo do tempo pude trabalhar, como ainda trabalho realizando consultorias e suporte para portais de notícias. Alguns vi de perto nascer, tomar forma e ter um alcance gigantesco atingindo milhões de acessos mensal.

Quando você atinge números grandes de acessos, tudo muda! Entra equipe da redação, parceiros, propagandas, anúncios e uma série de coisas. Na minha opinião, um fator crucial entra em jogo, que é a Hospedagem do Portal de Notícias.

A hospedagem se torna um vilão na maioria dos casos, ou felizmente para alguns, um fator muito bom, pois através de uma boa infraestrutura o portal de notícias mantem qualidade, velocidade e consegue aguentar todo o tráfego pesado que possui.

Nesse artigo irei falar um pouco da minha experiência e vivência com hospedagem e servidores para portais de notícias na Amazon AWS.

Portal de Notícia , Muito tráfego e muitas quedas

Você jornalista, editor ou até mesmo responsável pela parte técnica e desenvolvimento do site, tem algo que sei que você enfrenta todos os dias. QUEDAS e LENTIDÂO! E todo mundo fica ansioso, desde o leitor até o proprietário/chefe da equipe. Eu tenho uma má notícia e uma boa notícia para vocês 🙂 .

Notícia Ruim

O portal está hospedado em um modelo de hospedagem que não atende a sua demanda, e isso não é culpa do provedor. Quando você possui um site com milhares de acessos, principalmente um portal de notícias, a maioria das hospedagens tradicionais não dão conta de suprir sua necessidade. Então não adianta mais migrar de empresa, sei que já tentou várias vezes e não deu certo.

Notícia Boa

Todo portal de notícia, principalmente quando começa atingir números bons e ter público, é visível como o site fica lento, principalmente nos horários de pico, nem a equipe da redação consegue publicar algo. Mas não precisa ser assim!

A maioria dos grandes portais tem sua própria infraestrutura, seus servidores e tecnologias para acelerar a velocidade e capacidade de aguentar várias pessoas simultâneas. E é claro que o valor para manter uma hospedagem privada para seu portal de notícias será bem diferente, pois agora você pagará para ter seu próprio servidor(es).

Quando se trata da Amazon AWS, é claro que é uma outra realidade em termos financeiros e técnicos. Mas só de imaginar que você vai eliminar seus problemas de quedas, lentidão e muita dor de cabeça, irá valer cada centavo pelo investimento.

Servidor e Hospedagem Privada na Amazon AWS

Ao longo do tempo já participei de projetos de grandes portais que tinham uma média de 20/40 milhões de acessos mensal. É um volume de acessos muito grande, e sem uma infraestrutura própria é praticamente impossível ter um site estável para o público.

A maioria dos projetos nós implementamos toda a infraestrutura na Amazon AWS, que é o melhor provedor de nuvem que temos no mercado, indiscutivelmente!

Como a AWS funciona para Portal de Notícias ?

Antes de mais nada, saiba que a Amazon AWS não é um provedor de hospedagem de sites, ela é na verdade um provedor de nuvem, ela fornece servidores e serviços para que nós possamos ter uma infraestrutura e a partir disso implementar nossa própria hospedagem.

O pessoal confunde bastante o conceito e cria comparações absurdas (Amazon VS Hostgator, Amazon VS Hostinger), são propostas e serviços completamente distintos galera.

Diferente das hospedagens tradicionais que quando contratadas te fornecem acesso a um painel gráfico “cPanel”, na Amazon você terá apenas o servidor cru! E quem configura toda a sua hospedagem, tendo painel como o cPanel ou não, é o seu técnico e especialista em Amazon AWS.

Nós que somos especialistas na Amazon, decidimos os melhores modelos de servidores e serviços que podem ser implementados para que o seu portal de notícias tenha o máximo de desempenho e que seja escalável!

Infraestrutura

Na Amazon AWS nós podemos contratar máquinas (servidores virtuais) de todo o porte e preço. Para blogs e portais pequenos, pode ser interessante a configuração de um painel de hospedagem como o cPanel. Para grandes portais fica muito inviável usar painel, pois geralmente começamos a trabalhar com mais de 2 máquinas.

Podemos contratar servidores de baixo custo, servidores com custo benefício e se você precisa de servidores de alta performance, a AWS terá também!

Escalamento

Se a sua infraestrutura for configurada para escalar automaticamente, quando você tiver um pico enorme de acessos, a infraestrutura vai escalar! Da mesma forma que irá reduzir conforme você tenha poucos acessos.

Isso gera uma segurança enorme para seu portal, pois você diminui muito as chances de indisponibilidade manchando a reputação do seu site.

Alta Disponibilidade

Alta disponibilidade nada mais é do que ter um serviço tolerante a falhas, ou seja, o foco é estar 100% online. Isso também é possível na AWS, terá um custo maior, mas se você precisa disso, terá a possibilidade.

É válido ressaltar que não existe serviços com 100% de uptime, em algum momento algo pode ficar OFF. Facebook, Youtube, WhatsApp, Instagram e outros caem, e olha que são empresas gigantes! O que difere de uma queda e outra é o tempo que você fica OFF.

Preço

O valor do seu investimento na Amazon AWS deverá ser calculado por um especialista aws, pois somente ele irá estudar sua demanda e criar uma estimativa de custos!

Na Amazon podemos pagar sob demanda pelos serviços, ou seja, pago pelo tempo que utilizo! Como também posso reservar serviços por 12 meses e com isso ter um desconto enorme no valor mensal.

Conclusão

Migrar seu portal de notícias para a Amazon AWS pode ser a solução dos seus problemas. Mas você terá que ter todo o apoio técnico do especialista em Amazon, para que ele projete a infraestrutura, estime custos e realize a gestão da infraestrutura para você.

Se você precisa de uma consultoria técnica entre em contato conosco.

De uma nota para esse artigo.
[Total: 2 Total: 5]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *