fbpx

O que é o PaaS ? Plataforma Como Serviço – Cloud Computing

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

PaaS Plataforma como Serviço

PaaS (Plataforma como serviço), é um ambiente projetado para que você consiga desenvolver e entregar aplicações em produção me pequeno médio e grande porte.

A idéia do PaaS é maravilha pois pode eliminar muita parte técnica de infraestrutura, e sua equipe focará apenas no desenvolvimento e manutenção dos sistemas que trabalha.

O PaaS vai te proporcionar uma experiência muito inovadora, o provedor é quem vai gerenciar desde a infraestrutura até os softwares que fazem com que sua aplicação consiga rodar. Ou seja, o foco do cliente fica totalmente fixo no desenvolvimento da sua aplicação e praticamente nada de infraestrutura.

Responsabilidades no PaaS

É importante entender as responsabilidades nos serviços/produtos do PaaS, tanto no lado do provedor quanto no lado do cliente.

Responsabilidades do Provedor

No PaaS o provedor vai cuidar de praticamente tudo o que é necessário para que sua aplicação possa funcionar naquele ambiente. Mas não é responsável pelo código, manutenção no código e muito menos 

Responsabilidades do Cliente

Sua única responsabilidade será em cuidar, manter e atualizar seu código. 

Vantagens do PaaS

Trabalhar com uma infraestrutura como serviço é maravilhoso, mas trabalhar com o PaaS é ainda mais fácil e incrível, facilitando os processos da empresa. Conheça as principais vantagens do PaaS:

Fluxo rápido de novas features

Imagine o cenário onde sua equipe entrega novas features muito mais rápido, dá para ter toda uma pipeline em alguns casos, onde o ambiente recebe os novos códigos diretamente do seu repositório. Tudo isso sem ao menos se preocupar com servidor ou acessa-lo.

Ciclo de vida

No PaaS temos muitas das vezes a possibilidade de gerenciar todo o ciclo de vida do aplicativo, nós podemos gerenciar tudo, compilação, testes, implantações e atualizações dos ambientes.

Ambiente Gerenciado

Você não vai precisar alocar funcionários para gerenciar tecnicamente os servidores, muito menos realizar manutenções. Isso é o provedor quem vai fazer por você.

Mas claro, é importante ter alguém que entende de nuvem para ficar de olho em tudo o que ocorre na plataforma e serviços.

Diminuição de Custos

Seu negócio não vai precisar se preocupar com compras de softwares, nem alocação de times de operações para cuidar da parte técnica.

Casos de uso do PaaS

Existem vários casos de uso do PaaS, conheça alguns abaixo.

Estrutura de desenvolvimento inteligente

Equipes de desenvolvimento podem criar, atualizar e implementar aplicativos em ambientes baseado na nuvem sem se preocupar com servidores. Também podem trabalhar com outros aplicativos que usam outra linguagem em ambientes paralelos, tudo muito rápido e flexível.

Venda de soluções em nuvem

Algumas empresas vendem software e possuem sua plataforma integrada ao provedor, sempre que um novo cliente entra o ambiente com o software do cliente é preparado automaticamente na nuvem. Isso é possível por meio do PaaS !

Aplicações com Alta Disponibilidade

Algumas empresas já possuem equipe de T.I totalmente esgotadas, outras tem uma carência de profissionais especializados para manter um ambiente em alta disponibilidade. No PaaS tudo pode ser configurado previamente visando a alta disponibilidade da aplicação. 

Conclusão

O PaaS é muito flexível e você pode trabalhar com aplicações de pequeno até grande porte. Vai te ajudar muito na facilidade em colocar aplicações inteligentes na nuvem de um modo rápido e fácil.

Você também vai evitar muitos custos seja de hardware, licenças e até mesmo diminuição do stress da sua equipe de tecnologia para implementações e configuração de servidores, algo que já é muito arcaico. 

 

Leia Mais:

De uma nota para esse artigo.
[Total: 0 Total: 0]
Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alex Junio 2021 - Todos os Direitos Reservados // CNPJ: 35.915.227/0001-41

Alex Junio