fbpx

O que é o SaaS ? Software como Serviço – Cloud Computing

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

SaaS Software como Serviço

O SaaS (Software como serviço) é totalmente diferente dos demais. O SaaS permite com que usuários usem aplicativos baseado em nuvem através da internet. Os exemplos mais genéricos e comuns são: Gmail, Microsoft Office 365 e outros.

Em um modelo SaaS basicamente contratamos o aplicativo, não precisamos configurar nem instalar nada a nível de servidor e infraestrutura. O aplicativo é fornecido pronto.

E isso é algo muito bom para empresas que precisa de uma solução mas não quer alocar times no desenvolvimento e até mesmo sustentação daquele serviço, pois o provedor vai fornecer tudo.

Casos de uso SaaS

O SaaS é muito usado por empresas de pequeno e médio porte na utilização de serviços de e-mail corporativo como: GSuite, Gmail, Microsoft Exchange e outros.

Também podemos usar ferramentas corporativas como SaaS, exemplos clássicos são o uso de soluções como: Bling, Salesforce, MailChimp e várias outras soluções.

Vantagens do SaaS

Existem muitas vantagens ao contratar uma solução/produto SaaS, conheça algumas:

Aplicativos Modernos

Imagine o qual profissional é uma solução de e-mail corporativo do Google, o famoso Gsuite. Imagine também o quão profissional é uma solução de ERP como o Bling e outros do mercado. Você não precisa alocar toda uma equipe para desenvolver algo próprio, pode contratar algo profissional e que uma outra empresa é quem vai cuidar de tudo, desde a parte da infraestrutura até os códigos do software.

Pague pelo o que usar

Normalmente você vai pagar por usuário, e deve encontrar algumas promoções caso queira incluir a solução para toda sua equipe.

Alta Disponibilidade

O provedor é quem vai cuidar da infraestrutura, então não importa o que ocorra, é dever deles zelar e cuidar da disponibilidade daquilo que propõem. Tente saber sobre o SLA da empresa.

Acesso aos dados de qualquer lugar

Você vai poder acessar a ferramenta através do navegador, alguns casos até por aplicativos seja de onde estiver, na hora que quiser.

Conclusão

Plataformas SaaS são bem interessantes para diversos cenários. Principalmente pela questão da redução de custos de infraestrutura e também pessoal técnico mantendo aquele serviço. 

O provedor vai prover tudo, e vai te entregar o resultado final, pois você é o consumidor final daquele sistema. 

 

Leia Mais:

 

Principais Categorias

Consultoria e Parcerias

Consultoria, gerenciamento e mentoria para serviços de Infraestrutura, DevOps e Hosting.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, precisa de ajuda ?